Área Educacional

Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva com Ênfase em Educação Especial

Comunicação Alternativa (CA)

Uma forma de garantir a acessibilidade comunicativa a essa população consiste no emprego dos recursos de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa – CA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão.

Tecnologia Assistiva (TA)

Uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano é através da Tecnologia Assistiva (TA). A TA é uma área do conhecimento que se propõe a promover ou ampliar habilidades em pessoas com privações funcionais, em decorrência de deficiência ou envelhecimento. Recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, escrita alternativa, acesso diferenciado ao texto, recursos para cegos, para surdos, órteses e próteses, projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptação de veículos automotores, recursos variados que promovem independência em atividades de vida diária como alimentação, vestuário e higiene, mobiliário e material escolar modificado, são exemplos e modalidades da Tecnologia Assistiva (Bersch, 2005).

Objetivo

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais com habilidades específicas para promover a acessibilidade comunicativa por meio de recursos de comunicação alternativa. Este profissional será capaz de resolver problemas funcionais de pessoas com deficiência usando criatividade em atividades cotidianas.

Público Alvo

O curso é destinado aos profissionais da educação ou de áreas afins, da rede pública ou privada, que queiram apropriar-se dos fundamentos teóricos e práticos  para atuar junto às escolas e nelas desenvolver ações especializadas.

Tópicos Abordados:

2 Cópias do comprovante de residência
2 fotos 3X4
Obs. Cópias Simples.

Valor: Matrícula + Mensais a partir de R$ 69,90.
Forma de Pagamento: Boleto Bancário, Cartões de Crédito, Pix.

Segunda à Sexta das 8h às 17h

Whatsapp: (63) 99954-7001